Alelopatia entre espécies

Alelopatia entre espécies. Um outro ponto de vista para entender a estratégia da natureza. 2m26s.
Gravado na Faz. São Luiz, São Joaquim da Barra/SP em Set/2001.
Gravação original com problemas de qualidade.

Transcrição:

“Eu não acredito em alelopatia, eu não diria dessa forma.

Falam que eucalipto tem alelopatia contra quase tudo. Eu posso provar que com eucalipto é possível ser cultivado milho e repolho sem problemas. Agora o espaço que se dá é a medida, deitada, da altura do eucalipto e mais um pouco. Podando o eucalipto, e plantando-se o repolho no seu pé ficará excelente, e também banana. Deve-se repetir a poda a cada 4 ou 5 meses, somente um raleamento e, uma vez por ano, de forma drástica. Desse modo, o eucalipto pode ser um excelente criador.

Tudo que chamamos de alelopatia, ao meu ver, podem ser explicados com essa minha visão de sistemas [de acumulação e de abundância, uma fase de inspiração e de expiração].

Falam que existe alelopatia de eucalipto com outras plantas, mas ele é simplesmente uma planta de [sistema de] acumulação, um processo por si só hidrofóbico - isto é: expulsa água, não necessita de muita água - e faz com que o fósforo não seja liberado. O fósforo é um recurso que a natureza usa para favorecer o processo de transformação. Aí vem o agricultor e dá fósforo para a terra. Além do dinheiro que gasta, colocando fósforo e nitrogênio demais, ele faz com que a terra fique toda mole e vem a chuva e leva tudo embora. O fósforo e nitrogênio são os meios que a natureza usa para fazer os processos de transformação, e transformando o resto de matéria orgânica que ainda existe no solo você causa erosão.

Então não é alelopatia, é a estratégia da natureza. Se entendêssemos isso desse ponto de vista, conseguiríamos trabalhar de forma diferente.”

Caso queira baixar o arquivo para o seu computador ou esteja com problema de lentidão da conexão, clique na gravação com o botão direito do seu mouse e escolha a opção “Salvar destino como...”



As gravações de audio estão em arquivos MP3. Você necessita ter um programa específico para ouvi-los. Clique no icone ao lado para baixar o Windows Media Player.

MP3 Player

Os arquivos de audio sofreram o máximo de compactação, gerando arquivos menores em detrimento da qualidade. Se achar que a qualidade está muito baixa ou caso não tenha conseguido ouvir os arquivos, mande uma mensagem para o webmaster para que ajustes sejam feitos.
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 

*** Versão antiga do site - em processo de conversão ***