Cana de açucar

Cana-de-açucar. Algumas observações sobre a cana-de-açucar em agroflorestas. 47s.
Gravado na Faz. Lua, Alto Paraiso-GO em Abril/2002.
Gravação original com problemas de qualidade.

Transcrição:

“Cana de açúcar é de mata ciliar, secundária de ciclo de vida médio, vive muito tempo. Cresce fabulosamente debaixo de tamboril, a melhor cana que já vi é debaixo do tamboril, debaixo da goiabeira também vai bem.

Ela não é uma planta que deve ficar no pleno sol. Você colhe muito mais cana se plantada com Tamboril, algumas goiabeiras. Melhor ainda se também plantada com banana anã.

Desse jeito os canaviais seriam lindos. Só que não mais poderia-se usar o fogo ou fazer a colheita mecanizada.”

Caso queira baixar o arquivo para o seu computador ou esteja com problema de lentidão da conexão, clique na gravação com o botão direito do seu mouse e escolha a opção “Salvar destino como...”


Cana da açucar 2 Algumas observações sobre a cana-de-açucar e dinâmica de matas ciliares. 2m42s.
Gravado na Faz. São Luiz, São Joaquim da Barra/SP em Set/2001.

Transcrição:

“A cana, no meu ver, é secundária de ciclo de vida médio e faz parte da mata ciliar. Ela tem muito em comum com cana brava.

A cana brava é uma planta que na Amazônia fica na beira dos rios, nas partes inundadas, normalmente no pé de serras. Pode ficar, sem problemas, quatro meses com os pés na água e uma semana debaixo da água. Enquanto a água correr, só faz bem para ela.

No semi-árido, planta-se a cana na beira do açude, contando que ele vai encher e plantam na transição daquele lugar que fica completamente seco durante uns três ou quatro meses, mas quando ele enche, o pé da cana fica uns dois ou três meses dentro da água e agüenta perfeitamente. O capim elefante morreria. Esses canaviais ficam trinta, quarenta anos, sem nenhuma necessidade de renovação. Eu vi no pé da serra da Bolívia, em Rurrenabaque, canaviais dos índios tacanas que diziam que tinham sido plantados pelo avô deles, e estavam muito bonitos. O rio Beni cada ano passava por cima, adubando.

Nós temos que conhecer essa característica ecofisiológica da cana para podermos trabalhar bem com ela. Pensarem na dinâmica da mata ciliar. Uma das características das dinâmicas das matas ciliares, que a gente até considera um estrago, é o vento passando e podando. Também o impacto da água passando por cima, deixando seus benéficos sub-produtos, que são os sedimentos. Já que aqui não temos esses sedimentos, devemos trazer seus substitutos.”

Caso queira baixar o arquivo para o seu computador ou esteja com problema de lentidão da conexão, clique na gravação com o botão direito do seu mouse e escolha a opção “Salvar destino como...”



As gravações de audio estão em arquivos MP3. Você necessita ter um programa específico para ouvi-los. Clique no icone ao lado para baixar o Windows Media Player.

MP3 Player

Os arquivos de audio sofreram o máximo de compactação, gerando arquivos menores em detrimento da qualidade. Se achar que a qualidade está muito baixa ou caso não tenha conseguido ouvir os arquivos, mande uma mensagem para o webmaster para que ajustes sejam feitos.

Pesquisa:
Você conseguiu ouvir os arquivos?
spacer
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 

*** Versão antiga do site - em processo de conversão ***