Guandu no lugar do Sapé

Guandu em lugar do Sapé. Experiência em terras abandonadas em Abaeteatuba no Pará em lugar de sapé utilizando gradagem e guandu. 2m32s.
Gravado na Oca, Alto Paraiso-GO em Maio/2001.

Transcrição:

“A idéia de um japonês em Abaeteatuba (no Pará) que fez estágio na minha fazenda e me perguntou o que fazer com o sapezal do meu pai. 80 hectares quase tudo de sapé. Ele se aposentou, o que fazer? Ele dispunha de trator e grade.

Eu sugeri que gradeasse o sapé e semeasse a lanço feijão de porco e guandu – na realidade ele só dispunha de guandu – e depois passasse com rolo por cima.

Após menos de um ano, só havia guandu. Ele conseguiu sucumbir o sapé, somente gradeando e plantando guandu.

Nessa época ele já havia manejado uma parte – tendo conhecimento dos manejos que eu faço - podando o guandu e plantando açaí, bacuri, cupuaçu, jaqueira, etc.

O que ele havia plantando ficou muito bonito debaixo do guandu já rebrotado novamente. Enquanto que do lado, onde nada foi feito, ficou só o sapé. Ele trouxe uma planta para melhorar o solo que foi a ponte para ele. E isso pode ser feito aqui também.

Se não tiver tempo, pode-se plantar o mínimo – nos lugares fracos, onde não compensa economicamente plantar - uma mistura de todas as sementes que tiver com areia e um pouco de água: Jacaré, jaca, angico, manga, etc. Calculando para que a mistura tenha pelo menos de 50 a 100 feijões de porco por metro quadrado e um pouco de guandu. Capina-se a área, joga-se a mistura a lanço e depois pode se dedicar do lugar melhor.”

Caso queira baixar o arquivo para o seu computador ou esteja com problema de lentidão da conexão, clique na gravação com o botão direito do seu mouse e escolha a opção “Salvar destino como...”



As gravações de audio estão em arquivos MP3. Você necessita ter um programa específico para ouvi-los. Clique no icone ao lado para baixar o Windows Media Player.

MP3 Player

Os arquivos de audio sofreram o máximo de compactação, gerando arquivos menores em detrimento da qualidade. Se achar que a qualidade está muito baixa ou caso não tenha conseguido ouvir os arquivos, mande uma mensagem para o webmaster para que ajustes sejam feitos.
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 

*** Versão antiga do site - em processo de conversão ***