Principio da interação do Homem com o planeta

Principio da interação do Homem com o planeta. A dinâmica do homem e do fogo. 3m29s.
Gravado na Oca, Alto Paraiso-GO em Maio/2001.

Transcrição:

“Chegamos a outro princípio fundamental de todas as nossas interações no planeta (ou qualquer sistema que intervimos): Faça com que, estritamente, o resultado (balanço) enquanto quantidade e qualidade de vida consolidada tanto no subsistema, que nos intervimos, quanto no planeta Terra como um todo seja positivo.

Um balanço positivo enquanto quantidade e qualidade de vida consolidada e também um balanço positivo quanto a energia solar armazenada em hidrocarbonos.

Um crime muito grande que cometemos é queimar indiscriminadamente todos as fontes de hidrocarbonos, começando pela lenha, queimando as florestas, o gás natural, o carvão natural, o petróleo. Com isso estamos destruindo o meio ambiente.

Fogo não é um elemento que aparece naturalmente em um ecossistema, é somente causado diretamente e indiretamente pelas intervenções não inteligentes dos seres humanos. Fazemos a derrubada e queima da floresta, matando a fauna e favorecendo o surgimento de uma vegetação seca com grande possibilidade de pegar fogo. Queimando a floresta, eliminam-se os herbívoros que, dentro funcionamento do ecossistema, comeriam as gramíneas e folhas que caem e acumulam no chão cada vez mais, aumentando o risco de incêndio.

Além disso, o fogo deixando a terra nua, aumenta a temperatura e diminui e capacidade de absorção de água. Quando chove vai tudo parar no rio, ficando os sais e os metais concentrados na superfície - subprodutos do metabolismo da vida - que são tóxicos para as plantas daquele lugar, favorecendo mais uma vez uma vegetação da qual não podemos nos alimentar.

Assim cada vez mais aumentamos, diretamente e indiretamente o perigo de fogo, mas ele não é natural, ele é causado pelo homem.

A intervenção dos indígenas também não é natural, é a parte destrutiva da sua cultura. Os indígenas que já usam o fogo a milhares de anos e dizemos que isso é natural. Isso não é sustentável, é destrutivo. Essa era uma prática suportável - não sustentável - apenas enquanto eles eram poucos.”

Caso queira baixar o arquivo para o seu computador ou esteja com problema de lentidão da conexão, clique na gravação com o botão direito do seu mouse e escolha a opção “Salvar destino como...”



As gravações de audio estão em arquivos MP3. Você necessita ter um programa específico para ouvi-los. Clique no icone ao lado para baixar o Windows Media Player.

MP3 Player

Os arquivos de audio sofreram o máximo de compactação, gerando arquivos menores em detrimento da qualidade. Se achar que a qualidade está muito baixa ou caso não tenha conseguido ouvir os arquivos, mande uma mensagem para o webmaster para que ajustes sejam feitos.
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 

*** Versão antiga do site - em processo de conversão ***