Estratégia de defesa da natureza

Estratégia de defesa da natureza. Quando um ecossistema está sendo destruido aparecem plantas do próximo ecossistema menos favorecido em relação ao acesso a água. 1m39s.
Gravado na Faz. Lua, Alto Paraiso-GO em Abril/2002.
Gravação original com problemas de qualidade.

Transcrição:

“Eu sempre digo as pessoas que quando um ecossistema está sendo destruído, vêm as plantas do próximo ecossistema menos favorecido quanto a água, e de vez em quando, quanto a exigência de minerais.

Por isso temos na nossa Mata Atlântica uma invasão forte de espécies da Caatinga. Cruz das Almas que era mata úmida a uns 100 anos atrás, hoje se queixa de uma invasão muito forte de Mandacaru e Jurema Preta.

- É a natureza tentando se recuperar?

Sim, levando Jurema Preta, Mandacaru e Licuri, espécies do Semi-árido distintamente. Cruz das Almas, olhando no mapa é Mata Atlântica úmida.

Porque? Porque não tem mais nenhuma árvore, tudo seco.

As goiabeiras mais bonitas são vistas no Semi-árido com 400mm de precipitação, sem bichos, sem nenhum problema.”

Caso queira baixar o arquivo para o seu computador ou esteja com problema de lentidão da conexão, clique na gravação com o botão direito do seu mouse e escolha a opção “Salvar destino como...”



As gravações de audio estão em arquivos MP3. Você necessita ter um programa específico para ouvi-los. Clique no icone ao lado para baixar o Windows Media Player.

MP3 Player

Os arquivos de audio sofreram o máximo de compactação, gerando arquivos menores em detrimento da qualidade. Se achar que a qualidade está muito baixa ou caso não tenha conseguido ouvir os arquivos, mande uma mensagem para o webmaster para que ajustes sejam feitos.
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 

*** Versão antiga do site - em processo de conversão ***