Sistemas de abundância e acumulação

Sistemas de abundância e acumulação. As fases de inspiração e expiração dos ecossistemas. 1m38s.
Gravado na Faz. São Luiz, São Joaquim da Barra/SP em Set/2001.

Transcrição:

“Sistemas de abundância são sistemas onde predominam processos de transformação. E os processos de transformação são hidroscópicos, chupam água da atmosfera e do ambiente, e seguram a água.

Os sistemas de acumulação, onde não conseguimos produzir nada para nós [comermos], são hidrofóbicos, expulsam a água. As plantas estão metabolizando a água, mas o ambiente fica seco.

Alegamos que são o eucalipto e o pinus eliot que secam o ambiente, mas não é verdade; se estivesse ali o angico aconteceria a mesma coisa. Plante ali angico com jacaré e ficará tudo seco a sua volta, ou mesmo aroeira – plante na cabeceira de nascente e secará tudo.

Não é por causa do eucalipto que seca, é porque isso é uma característica do sistema de acumulação.”

Caso queira baixar o arquivo para o seu computador ou esteja com problema de lentidão da conexão, clique na gravação com o botão direito do seu mouse e escolha a opção “Salvar destino como...”



As gravações de audio estão em arquivos MP3. Você necessita ter um programa específico para ouvi-los. Clique no icone ao lado para baixar o Windows Media Player.

MP3 Player

Os arquivos de audio sofreram o máximo de compactação, gerando arquivos menores em detrimento da qualidade. Se achar que a qualidade está muito baixa ou caso não tenha conseguido ouvir os arquivos, mande uma mensagem para o webmaster para que ajustes sejam feitos.
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 

*** Versão antiga do site - em processo de conversão ***