Sumaúma - Ceiba Pentandra

Sumauma. Ceiba Pentandra. 1m26s.
Gravado na Oca, Alto Paraiso-GO em Maio/2001.

Transcrição:

“A sumaúma habita os trópicos americanos, irmã da paineira. Não só encontrada na Amazônia, também no Paraguai, na Bolívia, no México, na América Central, na Venezuela. Sempre nas baixadas, pés de serra.

Sumaúma
Sumaúma na Flona do Tapajós no Pará
mais de 28 pessoas para abraça-la.

Ela tem a característica de ficar por cima da tudo. O tamboril já é fabuloso, tem um pensamento participativo dentro do sistema perdendo os galhos inferiores permitindo que as outras árvores possam subir. Mas a sumaúma – Ceiba Pentandra – é muito melhor pois mantém uma grande distância, 3, 10 metros da próxima árvore embaixo e tem uma copa aberta horizontal. É a primeira da mata a perder as folhas e a última a estar com folhas novamente.

Os indígenas tem um sistema de plantar milho e feijão embaixo da sumaúma quando ela começa a perder as folhas.”

Uma descrição detalhada desde sistema agroflorestal indígena está disponível no livro “O Renascer da Agricultura”. Veja na bibliografia. Uma versão online está disponível em inglês.

Caso queira baixar o arquivo para o seu computador ou esteja com problema de lentidão da conexão, clique na gravação com o botão direito do seu mouse e escolha a opção “Salvar destino como...”



As gravações de audio estão em arquivos MP3. Você necessita ter um programa específico para ouvi-los. Clique no icone ao lado para baixar o Windows Media Player.

MP3 Player

Os arquivos de audio sofreram o máximo de compactação, gerando arquivos menores em detrimento da qualidade. Se achar que a qualidade está muito baixa ou caso não tenha conseguido ouvir os arquivos, mande uma mensagem para o webmaster para que ajustes sejam feitos.
 
Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

 

*** Versão antiga do site - em processo de conversão ***